Entenda como funcionam cobranças aos alunos da Graduação Presencial e EAD

Com a chegada de novos estudantes à Graduação Presencial do Centro Universitário IESB, decidimos esmiuçar informações importantes sobre alguns processos financeiros e acadêmicos junto aos alunos. Para começar, é importante entender como são feitas as cobranças referentes às mensalidades.

MATRÍCULA E BOLETOS

O pagamento da primeira parcela após sua inscrição no curso é também chamado de matrícula. Ela efetiva o cadastro do aluno junto à instituição, é como se fosse a validação de seu compromisso com os estudos, e ela só é validada após algumas etapas serem checadas pelo IESB, sendo elas:

  • Aceite e validação do contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Pagamento da matrícula (1ª parcela);
  • Envio dos documentos obrigatórios pelo Aluno On-line > Serviços e validação desses documentos pela secretaria acadêmica;
  • Efetivação da matrícula em disciplinas pela Secretaria Acadêmica;
  • Geração do boleto (mensalidades), de acordo com o valor das disciplinas matriculadas.

A demora para finalizar qualquer um desses processos ocasiona a falta de geração do boleto no mês. Alunos que não receberam o boleto de fevereiro e março, por pendência no envio de documentos, por exemplo, serão cobradas as parcelas não geradas no boleto de abril, já que não receberam as cobranças das mensalidades de fevereiro e março.

PLANO DE PAGAMENTO PARA A GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Na Graduação Presencial, o IESB trabalha com um plano de pagamento semestral. O que isso significa? Que se você fizer a matrícula em janeiro, cumprindo todas as etapas descritas acima, você fará o pagamento em 6 (seis) parcelas, referentes a: matricula + 5 (cinco) mensalidades, com base nas disciplinas matriculadas para o período letivo vigente.

No entanto, esse plano de pagamento para calouros é definido de acordo com a data de ingresso pelo Portal de Matrícula da Instituição, conforme as datas listadas abaixo:

1 – Estudantes que ingressaram pelo portal de matrícula até o dia 26/01/2021

Plano de Pagamento em 5 parcelas - fevereiro a junho/2021.

2 – Estudantes que ingressaram pelo portal de matrícula no período do dia 27/01 a 26/02/2021

Plano de Pagamento em 4 parcelas: diluição de fevereiro nas mensalidades de março a junho/2021, mantendo todos os descontos/bolsas que o estudante tem direito.

3 - Estudantes que ingressaram pelo portal de matrícula no período do dia 27/02 a 19/03/2021

Plano de pagamento em 3 parcelas: diluição de fevereiro e março nas mensalidades de abril a junho/2021, mantendo todos os descontos/bolsas que o estudante tem direito.

Caso o estudante esteja enquadrado nos itens 1, 2 e 3 tenha interesse de modificar o plano de pagamento, é possível desde que ele não tenha boleto gerado nos meses de fevereiro e março, conforme condições a seguir.

1) Acumular os meses de fevereiro e março na mensalidade de abril/2021 com vencimento 07/04/2021 e para isso ele poderá formalizar até o dia 05/04/2021 esta opção no aluno on-line – canal direto – Fale com o Financeiro – Proposta de Negociação

2) Para os estudantes que estão nas condições do item 1 e 2: Poderão solicitar a diluição das mensalidades de fevereiro e março em 3 parcelas (abril a junho) e para isso ele poderá formalizar até o dia 05/04/2021 esta opção no aluno on-line – canal direto – Fale com o Financeiro – Proposta de Negociação

PLANO DE PAGAMENTO PARA A GRADUAÇÃO EAD

No Ensino a Distância (EAD), o IESB trabalha com plano de pagamento trimestral. O que isso significa? Que se você pagar a 1ª parcela (fevereiro), cumprir todas as etapas descritas acima, você terá 3 (três) parcelas (fevereiro a abril) para o 1º trimestre letivo de 2021 com base nas disciplinas matriculadas.

Dessa forma, os alunos que foram matriculados em disciplinas a partir do dia 25/02/2021, a 2ª parcela (março/2021) está acumulada com a 3ª parcela (abril/2021) com vencimento em 07/04/2021 mantendo bolsa/desconto que o estudante tem direito.

Lembrando que a 1ª parcela (fevereiro/2021), refere-se à matrícula para todos os alunos que ingressaram no período letivo 8 (1º trimestre letivo).

Você, aluno, pode ainda conferir todos os detalhes do seu boleto digital pelo Aluno On-line seguindo o passo a passo: Financeiro > Itens de Cobrança.

Caso tenha algum contratempo, você pode abrir um canal direto pelo Aluno On-line – Central de Atendimento > Composição de Boleto. Nossa Central de Atendimento está de prontidão para atender todos os chamados deste começo de semestre.

Para dúvidas e questionamentos procure sempre a coordenação do seu curso.



Compartilhe: