O IESB em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB, que se traduz em como a Instituição desenvolve suas atividades, fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.
No IESB, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula. Por meio de atividades como rodas de conversa, pesquisa científica e prestação de serviço, os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária em situações reais.
O Programa integra alunos de diferentes cursos e reúne iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual a Instituição está inserida, firmando um elo de segurança e comprometimento entre colaboradores, docentes, discentes e população. Lançado em 2000, o IESB em Ação conta com projetos nos campos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração.
O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos contínuos, como os de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.
O Programa IESB em Ação atua com a associação do ensino com a extensão e o voluntariado, agregando alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso, todos com o objetivo de atrelar a teoria à prática em prol da construção de uma sociedade melhor.
As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social são organizadas em torno de áreas temáticas em consonância com a Política de Extensão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IESB: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.
As ações de Responsabilidade Social foram iniciadas em 2000, com projetos e atividades voltadas para comunidades carentes do DF. Neste período, tinham como foco ações de orientação jurídica, alfabetização de adultos e atendimento psicológico. Entre os anos de 2002 e 2004, o IESB consolidou o Programa IESB EM AÇÃO com atividades na comunidade do Varjão, onde foram desenvolvidas:
As ações realizadas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do IESB – IESB em Ação foram reconhecidas pela UNESCO, por meio do estabelecimento da Cátedra em Desafios Emergentes para o Centro Universitário IESB, desde 2008.
O objetivo da Cátedra é promover um sistema integrado de pesquisa, formação, informação e documentação no domínio dos novos desafios sociais, facilitando a colaboração entre docentes do IESB e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, além de instituições no Brasil, em países da América Latina, do Caribe, e em outras regiões do mundo.
Objetivos específicos da Cátedra:
O IESB em Ação, além de atender os princípios básicos da Cátedra, desenvolve ações e projetos que buscam a inclusão social e o respeito aos direitos humanos, por meio de parcerias entre a Instituição (alunos, professores e funcionários) e a comunidade local.
As ações do Programa de Responsabilidade Social estão organizadas em torno de projetos, serviços e eventos gratuitos voltados para o desenvolvimento social, humano e econômico do público atendido.
PROJETO IESB NAS ESCOLAS
O Projeto IESB nas Escolas têm como objetivo levar o discente da Instituição para aplicar na prática seus conhecimentos, por meio da oferta de atividades lúdicas, educativas e de formação, em áreas temáticas distintas e que são elencadas como tema, a partir das demandas da realidade local. São assuntos como: orientação sobre alimentação e transtornos alimentares, meio ambiente, sexualidade e DSTs, respeito, diversidade, gênero e etnia, valores éticos morais, violência doméstica, direitos da pessoa idosa, formação para o mercado de trabalho, entre outros. Além disso, apresenta a estudantes do ensino fundamental e médio os cursos de graduação ofertados na IES, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas sobre profissão e formação profissional.
Tem como objetivo apoiar instituições sociais que desenvolvam atividades voltadas para garantia de direitos, bem como trabalhar com educação e sensibilização para os direitos humanos, étnicos-raciais e de gênero, com foco para sensibilização dos discentes.
Direcionamento das taxas de vestibular para doação de alimentos e/ou produtos de higiene e limpeza para distribuição em instituições sociais do DF.
O IESD, atende ao público de instituições e organizações sociais da comunidade de Ceilândia, por meio de parcerias que visam a realização de assistência técnica, serviços assistenciais como atendimento social, psicológico, nutricional jurídico, alfabetização, reforço escolar, entre outros.
Nas ações são ofertados serviços de atendimento gratuito e, em caso de continuidade, os atendidos são encaminhados para serem acompanhados nos projetos sociais e/ou serviços ofertados na Instituição.
São projetos desenvolvidos ao longo de um, dois ou mais semestres e que se caracterizam pela continuidade. Os projetos possibilitam o desenvolvimento de prática de extensão, estágio supervisionado e experiência prática para os estudantes, assim como, proporcionar atendimento de qualidade à comunidade local. Atualmente estão em curso os seguintes projetos:
Cursos envolvidos: Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Psicologia.
O projeto oferece:
Público: o projeto subdivide-se em dois eixos de atuação 1) adolescentes e jovens grávidas 2) crianças de até seis anos de idade e familiares/responsáveis; em cada um dos eixos são trabalhados os temas relacionados a fase da primeira infância correspondente.
Local: as oficinas sobre sexualidade e prevenção da gravidez acontecem em escolas da rede pública de Ceilândia/DF; as oficinas/atividades com bebês e responsáveis acontecem no IESB e/ou na sede de parceiros como a Casa Arte de Apoio Social e a Creche Frederico Ozanam.
Judô entre familiares de crianças com dificuldades na escola (aprendizagem/relacionamento)
Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.
O projeto oferece:
Público: familiares responsáveis pelas crianças bolsistas do Projeto Esporte em Ação (as atividades acontecem enquanto as crianças fazem aula de judô);
Projeto parceiro: Esporte em Ação
Descrição/objetivos: desenvolve atividades de formação e capacitação em saúde mental para estudantes, egressos e comunidade em geral, associadas ao atendimento/acompanhamento de famílias com pessoas em sofrimento psíquico.
Cursos envolvidos: Serviço Social e Psicologia
Público: pessoas em sofrimento psíquico e suas famílias (há uma triagem das famílias para participar).
O projeto adota metodologia inovadora na abordagem terapêutica com pessoas em sofrimento psíquico. As famílias são acompanhadas a partir de visitas das equipes em suas casas.
Parceria com o TJDFT, SLU, PJC e outras instituições, que visa a orientação e capacitação de catadores de materiais recicláveis do extinto "Lixão da Estrutural" sobre associativismo, segurança no trabalho, entre outros temas demandados pelas cooperativas e cooperados.
Oferta:
Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.
Local: sede das cooperativas participantes e/ou escolas, conforme a atividade.
Oferta aulas de alfabetização de adultos baseadas na metodologia de Paulo Freire, para pessoas da comunidade local que nunca foram alfabetizadas e/ou tiveram experiências de não aprendizado na idade escolar.
Cursos envolvidos: Pedagogia
Público: pessoas adultas e idosas da comunidade local.
Oferta de curso de informática básica, animações, editores de texto e planilhas eletrônicas para pessoas da comunidade e estudantes. Todo o programa do curso é realizado nos laboratórios de informática da Instituição e, ao final, os concluintes recebem certificado.
Cursos envolvidos: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social.
Público: pessoas da comunidade local e acadêmica. A cada semestre aproximadamente 90 pessoas concluem os cursos.
Oferta de suporte à aprendizagem para crianças com dificuldades, por meio da construção e adoção de métodos, metodologias e materiais pedagógicos diferenciados, que possibilitam o aprendizado e a melhora do desempenho escolar.
Cursos envolvidos: Pedagogia.
Público: crianças do Fundamental I com dificuldades de aprendizagem.
Oferta de reforço escolar para estudantes do Fundamental I e II.
Cursos envolvidos: Pedagogia.
Público: estudantes da rede pública de educação.
O Acolhimento Integrado é a porta de entrada da comunidade externa para os serviços e projetos sociais do IESB. O acolhimento é realizado todo início de semestre, a fim de receber, acolher, informar e realizar triagem sócio econômica do público. Para os estudantes é a oportunidade de contato com o público geral, exercício dos conhecimentos adquiridos e desenvolvimento de habilidades profissionais. A comunidade que procura o IESB tem, a partir do acolhimento integrado, sua seleção e ingresso nos serviços e projetos ofertados.
Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Direito, Pedagogia.
O IESB promove atendimento comunitário por meio dos Núcleos de Práticas Jurídicas nas Unidades Ceilândia e Asa Norte e Norte, e na Clínicas Escola de Psicologia, localizadas nas Unidades de Ceilândia e Asa Sul. Estes Núcleos atendem mais de 500 pessoas mensalmente.
Os NPJs atendem à comunidade de segunda a sábado. Os Núcleos lidam com mais frequência com casos relacionados à violência contra a mulher, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que sofreram violência sexual, por exemplo, além de casos relacionados à família, como divórcio e pensão alimentícia. Os NPJs têm ainda unidades de atendimento especiais como refugiados de áreas em conflitos de guerra. Estes Núcleos atendem mais de 300 pessoas mensalmente. Em 2015, o IESB, juntamente com outras instituições de ensino superior, assinaram Protocolo para participar da Campanha pela Paz em Casa, iniciativa do TJDFT juntamente com o CRUB (Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras).
Oferta de atendimento psicológico individual e em grupos para pessoas em sofrimento psíquico da comunidade. As clínicas, além de viabilizarem aos alunos a prática e o convívio direto com a profissão, funciona como um importante equipamento da rede de serviços de saúde mental do DF. Em média são realizados mais de 500 atendimentos mensais. A pessoa em atendimento pode usufruir do serviço por um período de até 3 semestres contínuos. Casos com necessidade de continuidade são avaliados e permanecem em atendimento.
A Clínica oferta atendimento clínico nutricional gratuito nas mais variadas áreas – nutrição esportiva, nutrição clínica, educação nutricional; para diversos públicos, como gestantes, crianças, pessoas idosas e adolescentes. A clínica é o espaço de experiência profissional supervisionada no período da formação para os estudantes. Para o público, a oferta do serviço supre uma demanda latente na comunidade, que tem ausência e/ou precariedade na oferta da rede pública.
Relatório de Responsabilidade Social 2019
Relatório de Responsabilidade Social 2018
Relatório de Responsabilidade Social 2016