COLAÇÃO DE GRAU

Pelo direito de exercer uma profissão de nível superior.

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos. Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento interno da instituição.

colacao-one.jpg

A tradição acadêmica universal rege que a outorga dos graus acadêmicos se faça em ato oficial, de caráter obrigatório, solene e público, com a presença de todos os graduandos e testemunhado por todos os responsáveis pela sua formação: corpo diretivo e professores da instituição. O IESB, embora seja uma instituição que busca a modernidade em todas as suas atividades, procura cultuar algumas tradições em prol da formação e da cultura que pretende inspirar em seus alunos.

Para mais esclarecimentos, consulte o Manual da Colação de Grau.

Manual de Colação de Grau
Informativo Colação de Grau EAD

Em breve informações sobre a Colação de Grau do 1º Módulo EAD de 2021 e 1º Semestre de 2021.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COLAÇÃO DE GRAU

COMO FICO SABENDO SE ESTOU APTO A PARTICIPAR DA SOLENIDADE?

Verifique seu histórico acadêmico no Aluno on-line. É válido ressaltar que a vida acadêmica do aluno é de sua inteira responsabilidade.

FUI CONVOCADO PARA O ENADE E NÃO COMPARECI. POSSO COLAR GRAU?

Não. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é componente curricular obrigatório e fica disponibilizado no histórico escolar do estudante a situação de regularidade ou irregularidade.

A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade se dá quando:

  1. Não preenche o questionário do estudante ou
  2. Não comparece no dia da prova

Após a regularização junto ao ENADE, o estudante deverá solicitar a participação na colação de grau e solicitação de diploma.

ESTOU COM PENDÊNCIA FINANCEIRA, POSSO COLAR GRAU E RETIRAR O DIPLOMA?

O aluno que tiver pendência financeira junto à instituição não é impedido de participar da solenidade e nem de retirar o diploma.

Para regularizar as pendências financeiras, deverá procurar o setor financeiro do IESB.

COM PENDÊNCIA DE UMA DISCIPLINA OU DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES, PODE COLAR GRAU?

Não. Para participar da colação de grau é necessário ter cumprido os pré-requisitos de integralização curricular do curso, não será permitida a participação do aluno de forma simbólica.

SOBRE O ATO INTERNO DE COLAÇÃO DE GRAU, ONDE OBTER INFORMAÇÕES?

As datas referentes ao ato acadêmico interno de colação de grau (solicitação e transmissão) ficarão disponíveis no calendário acadêmico, disponível no site do IESB.

As solicitações deverão ser realizadas pelo portal do Aluno Online > Serviços > Solicitação de Serviços > Ato Interno de Colação de Grau. As respostas (deferimento ou indeferimento, além dos horários do ato) ficarão disponíveis no mesmo caminho.

APÓS A PARTICIPAÇÃO DO ATO INTERNO DE COLAÇÃO DE GRAU DE ANTECIPAÇÃO OU DE AUSÊNCIA, O ALUNO PODERÁ PARTICIPAR DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU?

Não. Pois o ato interno de colação de grau é oficial.

NA COLAÇÃO DE GRAU REMOTA, COMO SERÁ O ACESSO PARA OS ALUNOS E CONVIDADOS?

Na solenidade:

  1. O formando que participará da colação de grau, receberá no seu e-mail, cadastrado no sistema da Instituição, o link para acesso à sala virtual e informações sobre os procedimentos para a sessão solene;
  2. Para os convidados ficará disponível no canal do Youtube do IESB e na página de colação de grau o link da transmissão da sessão solene.

No Ato Interno Acadêmico de Colação de Grau:

  1. O formando receberá no seu e-mail cadastrado no sistema da Instituição o acesso à sala virtual e informações sobre os procedimentos sobre o ato. Não será aberto ao público externo por se tratar de uma cerimônia exclusiva aos formandos.
  2. No ato interno não haverá discurso e homenagens.

Observação: nas situações apresentadas acima, a Instituição encaminhará e-mail com até 48 horas que anteceda o evento. Será de responsabilidade do aluno acompanhar o parecer de sua solicitação no portal do aluno e e-mail, pois não será divulgado para as Centrais de Relacionamento ou Polos.

ASSINATURA NA ATA DE COLAÇÃO DE GRAU ELETRÔNICA

Será enviado dentro de um prazo de até 5 dias após a colação de grau, através do e-mail cadastrado no sistema do IESB, o token para assinatura da ata de colação de grau. Ao receber o token por e-mail, acessar o portal do Aluno Online > Serviços > Confirmar token. Se o token der como expirado, no e-mail tem a opção de “reenviar token”.

Observação importante: A confirmação na colação de grau será atestada somente após a assinatura na ata, ou seja, confirmação do token.

ATA DE COLAÇÃO DE GRAU

A ata de colação de grau será assinada de maneira eletrônica pelos alunos que participarão da solenidade obedecendo os seguintes requisitos:

  • Ter solicitado a participação na colação de grau, assim como sua solicitação deferida;
  • Na sessão solene do dia da colação de grau de seu curso, ter o registro de sua presença confirmada (alunos que colarão presencial e remoto).

Cumprindo essas normatizações segue:

Envio do Token – Após o encerramento da sessão, verificações acima citadas, dentro de um prazo de até 5 dias, a instituição enviará o link para a assinatura da colação de grau no e-mail cadastrado em nosso sistema.

Cartilha para Assinatura de Colação de Grau
EXEMPLOS DE DISCURSOS
CONTATO

Se ainda houver dúvidas relativas exclusivamente à Colação de Grau, entre em contato conosco:

Horário de atendimento: 10h às 13h e 14h às 19h
Telefone: 3962-4807
E-mail: colacao@iesb.br

Solicitação de Diploma

ColacaodeGrau-Solicitacao-de-Diploma.png

SOBRE A SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA, QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS?

  • A solicitação de diploma está disponível no portal do Aluno Online > Serviços > Requerimento > Solicitação de diploma.
  • Poderão solicitar alunos matriculados no último período do curso, sem pendência de disciplina.
  • Após a data prevista de colação de grau, somente alunos concluídos com data de Colação de Grau poderão realizar a solicitação de diploma.
  • Alunos prováveis formandos e formados se houver pendência de obras na biblioteca não poderão solicitar o diploma, deverão regularizar.
  • Ao abrir a solicitação de diploma, deverá enviar os documentos que constam pendentes.
  • Após enviar a solicitação, esta será analisada pela equipe responsável pelo processo de solicitação de diploma, e será enviado o espelho de diploma para validação ou uma mensagem solicitando o reenvio de algum documento que à época da matrícula foi recebido ilegível ou que agora está vencido. (Será de responsabilidade do aluno acompanhar o processo pelo portal do aluno e e-mail, pois sempre que houver uma interação – IESB e Aluno – haverá atualização no portal do aluno/ Solicitação de diploma e uma notificação no e-mail).
  • A solicitação de diploma será considerada formalizada somente após o aceite no espelho de diploma.
  • Se aluno solicitar o diploma antes da Colação de Grau, o prazo de entrega será de até 60 dias após a colação de grau. Se o aluno solicitar o diploma após a Colação de Grau, o prazo para entrega é de 60 dias a contar da data do aceito do espelho de diploma.